sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Projetos

Educação de Quissamã apresenta avanço no Ideb



No teste que avalia a educação em todo o país, Quissamã melhorou significativamente o seu desempenho em relação à última medição. A cidade saltou do 77º lugar no Estado do Rio de Janeiro, para o 34º lugar em 2009, no ranking do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, nas séries finais do Ensino Fundamental (5ª a 9ª). Com o índice de 3,8 pontos, a cidade deixou de figurar na lista do Ministério da Educação, de municípios prioritários (abaixo do índice projetado pelo IDEB), ficando acima da projeção de 3,7 pontos.

A avaliação anterior do Ideb foi realizada em 2007, na qual a projeção do Governo Federal foi de 3,6 pontos, e o município obteve 2,9 pontos, ficando abaixo do preconizado. Já na avaliação nas séries iniciais (4ª séries), o município se manteve estável com o patamar exigido pelo Ministério da Educação no ano de 2013, com o índice de 4,3 pontos. Para cada ano, o Governo Federal eleva as projeções.

Para o secretário de Educação Arnaldo Matoso, o resultado é a prova de que a política de educação implementada pelo governo está no caminho certo. “Parabenizo a equipe pelo grande salto. Isso graças ao modelo de gestão que o governo nos permitiu implantar. Estamos felizes, mas não satisfeitos. Almejamos ficar entre os melhores do Estado”, declarou.

A maior escola municipal da cidade foi também a que mais avançou na avaliação. O Ciep Municipalizado 465 Amílcar Pereira da Silva saltou de 2,8 pontos em 2007, para 3,8 pontos em 2009. Para o diretor da unidade Aílson Belarmindo Barreto o avanço era esperado, mas superou a expectativa.

O diretor atribui o avanço à união entre a secretaria, diretores das escolas e coordenação pedagógica. “A equipe pedagógica e os professores fazem um trabalho de motivação com os alunos, temos oficinas de leitura e matemática integradas na grade curricular. Esperamos avançar ainda mais”, afirmou.



Aula de informática em ritmo de Copa

As professoras de Informática Educativa, Ana Tereza e Carmen Lúcia, estão desenvolvendo ao longo do mês de maio, o Projeto Copa de Mundo, que visa introduzir os alunos em pesquisas referentes ao tema. O Projeto contou também com Oficinas de Confecção de materiais para a ornamentação da escola.









Alunos participam de oficina de ciências

Foi realizada no dia 28 de maio, a oficina de produtos de limpeza ecológicos para fabricação de material de limpeza com a participação da turma 802, como parte do Projeto do 1º semestre: Ciadania: direito e dever de todos, orientada pela professora de Ciências, Lúcia Longhi.





Educação promove oficinas de Língua Portuguesa

Para dar continuidade as atividades do Programa das Olimpíadas da Língua Portuguesa em Quissamã, foram realizadas nos dias 22, 23 e 24 de março, no Ciep Brizolão 465 Dr. Amílcar Pereira da Silva (Alto Alegre), as oficinas “Eu, você e os gêneros textuais” referentes ao tema “Simplesmente Mulher”. O trabalho é direcionado aos professores dos 5º aos 9º anos de escolaridade da rede municipal de ensino e para os coordenadores e orientadores pedagógicos das respectivas unidades escolares participantes.
Leia as produções dos professores da oficina de poesias:

Ano de escolaridade: 5º ao 9º ano
Professoras: Maria Cristina dos Santos e Leíze Maciel

Dedicatória:

Dedicamos esta receita a todos os alunos do CIEP Brizolão 465.

Receita para boa convivência

Ingredientes:

1 balde de paciência
1000 litros de respeito
1 garrafa de atenção
200 gramas de gentileza
1 bacia grande de ajuda
1 caldeirão de amor
1 barril de humildade
2 barris de simpatia
1 generosa dosagem de limite, centenas de colheres de compreensão
1 tonelada de aceitação das diferenças

Modo de fazer:

É muito simples, misture tudo delicadamente e coloque para assar no calor humano da sala de aula e veja quão bom é conviver com os colegas na chama acesa da amizade.

Receita para fazer amizade

Professora: Lília
Ano de escolaridade: 6º

Para conquistar um amigo
Não precisa se apavorar
Com carinho, amor e palavras
Você pode encontrar
No olhar muito encanto
Nas palavras só ternura
Respeito, emoção e alegria.
Sair em busca de aventura.

Professoras: Sônia Helena P. e Silva e Renata Cristina de Souza

Dedicatória:

Dedicamos estes poemas aos nossos alunos e demais profissionais da educação.

Receita de liberdade

Ser livre é ser capaz
De viver bem e plenamente,
Respeitando o que é do outro
De maneira consciente,
Pois o que é do alheio
A nós nunca nos pertence.

Receita de perseverança

Siga em frente em seus propósitos
Isto é fundamental.
Não desista dos seus sonhos,
Tudo pode ser real.
Persevere confiante,
Buscando seu ideal.

Receita de humildade

Seja humilde em seus atos,
Haja com dignidade,
Respeitando tudo e a todos
Com amor e sinceridade.
Como diz o Evangelho,
São bem-aventurados,
Os humildes de coração,
Pois serão agraciados.

Dedicamos esta obra aos alunos, professores, a toda comunidade escolar e à direção do Ciep 465 que sempre acreditam na construção do conhecimento.
Professor: Fabiano G. da Anunciação

Receita de valor

Aprender que respeito, determinação e amor são vias de mão dupla,
E que por mais legal, simpática e incrível que seja uma pessoa,
Cedo ou tarde ela vai te magoar,
E você deve estar sempre disposto a perdoar.

Receita do modo de fazer respeito

Respeite o outro,
O outro lhe respeitará
Respeitará seu jeito
Jeito amigo de ser
Ser compreensivo
Compreensivo de se fazer respeito.

Receita do modo de “Fazer Determinação”

Desejo
Eloqüência
Ternura
Felicidade
Raridade
Amor
Incrível
Novidade
Afeto
Atenção
Amizade
Otimismo

Gênero textual: Memórias
Professora: Marli Gonzaga
Ano de escolaridade: 7º e 8º

Morro, 1933

Era uma época de grandes dificuldades, aquela. As pessoas viviam de maneira precária, não tinham recursos, as condições de vida eram mínimas, quase imperceptíveis.
No entanto, as pessoas eram felizes, sabiam valorizar o pouco que tinham, sabiam conviver com a real situação, tinham tempo para conhecer o outro, para conversar e assim valorizavam a própria existência.
A vida era gratificante, tudo transcorria de maneira tranqüila, humilde e prazerosa ao mesmo tempo. Apesar do sacrifício vivido na época.
Só restaram, então as boas lembranças, já que não podemos falar da mesma maneira dos morros atuais.



I GINCANA ECOCIDADÃ DO CIEP

REGULAMENTO:

1- A gincana começa com a divisão das equipes. As equipes serão organizadas por turmas;
2- As tarefas serão realizadas no dia determinado neste regulamento;
3- Não será aceita entrega de tarefas após o prazo;
4- Cada turma deverá eleger dois líderes que ficarão responsáveis por transmitir informações ao grupão;
5- Uma cópia das tarefas será entregue aos líderes de equipe, outra será exposta no mural na Escola;
6- As tarefas terão pontuações diferentes ;
7- A avaliação das tarefas será feita pelos professores que estiveram presentes no dia;
7.1- Na avaliação será observado: a criatividade, o comportamento da turma (tanto da que estiver se apresentando como das que estiverem assistindo), a relação do trabalho apresentado com o tema proposto;
8- Será declarada vencedora a equipe que apresentar maior pontuação no final da gincana, previsto para o dia 02/06/2010

OBJETIVOS:

 Resgate de valores ;
 Conscientizar e incentivar a preservação do meio ambiente;

TAREFA 1

Compor uma paródia ou paráfrase sobre o tema Preservar e recuperar o meio ambiente. Ensaiar uma dança e apresentar.
Tarefa cumprida: 150 pontos.
Criatividade e relação com o tema: até 50 pontos.
Entrega:31/03

TAREFA 2

Reciclar papel, de forma a criar uma folha que se possa desenhar e pintar sobre ela. Pintar nesta folha uma paisagem do Jurubatiba. Por fim, emoldurar a pintura. Use sua criatividade!
Tarefa cumprida: 150 pontos.
Estética: até 50 pontos.
Entrega: 08/04

TAREFA 3

Apresente uma foto datada mais antiga da Restinga de Jurubatiba.
Mais antigo: 100 pontos.
Segundo mais antigo: 50 pontos.
Entrega: 08/04

TAREFA 4

Realizar uma dramatização (teatro)
Tema: O futuro depende de cada um de nós
Tarefa cumprida: 150 pontos.
Criatividade: até 50 pontos.
Entrega: 08/04

TAREFA 5

Criar uma bandeirola para a equipe usando algum elemento da fauna ou da flora da restinga do Jurubatiba.
Tarefa cumprida: 50 pontos.
Entrega: 15/04

TAREFA 6

Criar um nome e um grito para a equipe de acordo com o tema Ecologia.
Tarefa cumprida: 20 pontos.
Entrega: 15/04

TAREFA 7

A equipe deverá criar um Jornalzinho Informativo para ser distribuído, pelo menos, aos integrantes das outras equipes. Deverá ser feito em pelo menos em uma folha tamanho A4 frente e verso. Deverá conter matérias de pelo menos 80% dos membros da equipe,criadas individualmente ou em duplas. Poderá conter matérias dos mais diferentes tipos: ecoturismo, reportagem sobre o Jurubatiba, crítica, poesia, comédia,etc.(todas referentes ao meio ambiente e em especial ao JURUBATIBA.)
Tarefa cumprida: 200 pontos.
Organização e conteúdo: + 50 pontos
Entrega: 15/04

TAREFA 8

Desde os primórdios o homem extrai da natureza recursos para sua sobrevivência no planeta. O desenvolvimento cientifico-tecnológico que proporciona um mundo cada vez mais confortável, muitas vezes gera um desequilíbrio na natureza,fazendo com que cada dia seja definitivo para o extermínio de muitos fatores naturais que necessitamos. O consumismo em massa e o descaso do homem com o meio ambiente são fortes fatores para que esse desequilíbrio aconteça e aumente gradativamente. Por outro lado grandes ações têm sido realizadas em prol desta causa que nos beneficia de todas as formas,um meio ambiente equilibrado e protegido por nos seres humanos que somos nada mais,nada menos do que parte integrante dessa gigante Biosfera.
Você irá redigir uma redação sobre A relação Homem X Natureza, respeitando o número mínimo de 20 linhas e máximo de 25,sendo imprescindível um título para seu trabalho.
Tarefa cumprida: 50 pontos.
Coerência e coesão: + 80 pontos.
Entrega: 15/04

TAREFA 9

Descobrir qual o morador mais antigo da restinga de Jurubatiba e traze-lo a escola.
Resposta correta com comprovação: 100 pontos.
Presença do morador: + 100 pontos
Entrega: 28/04

TAREFA 10

Elaborar com a participação de todos do grupo uma poesia com o tema:
¨Destino do mundo, preservação ambiental.¨
Tarefa cumprida: 120 pontos.
Coerência e coesão: + 50 pontos.
Entrega: 28/04

TAREFA 11

As equipes deverão criar um mascote, o qual necessariamente deve ser todo de lixo.
Tarefa cumprida: 100 pontos.
Criatividade: + 50 pontos.
Entrega: 06/05

TAREFA 12

Será de grande importância para o meio ambiente coletarmos todo o lixo tóxico. Para colaborar nesta tarefa vamos tentar trazer o número máximo de pilhas e baterias. Estará contando cada unidade que a equipe arrecadar.
Cada unidade: 10 pontos
Entrega: 06/05


TAREFA 13

As civilizações antigas cresceram em volta de grande fertilidade, graças aos rios e outros recursos hídricos que lhe forneciam a possibilidade de fixação, tanto para o cultivo pela irrigação das terras facilitando o plantio, como também pela pesca e pela coleta da água para uso geral. Essas civilizações antigas deram origem a pequenas e grandes cidades de hoje em dia, e cada recurso da natureza, cada lago ou rio nos beneficia de alguma forma, pois assim como todos os seres dependemos da água e dos processos por ela gerados no meio ambiente. A natureza tem a incrível capacidade de nos doar recursos benéficos, e cabe a nós seres humanos adequá-los da melhor forma possível para o uso racional e disposição da mesma forma na natureza. Portanto,retiramos a água da natureza,onde ela é submetida a um processo de tratamento, utilizamos e devolvemos ela novamente para que este processo se repita.
Sua Maquete demonstrará o caminho da água em nosso município desde sua nascente até sua chegada em nossas casas. Poderá ser utilizado qualquer tipo de material para este trabalho,ficando a critério de cada equipe,desde que apareça o trajeto completo da água no município.
Tarefa cumprida: 130 pontos.
Criatividade: + 50 pontos.
Entrega: 13/05


TAREFA 14

No Brasil nas décadas de 70 e 80, desenvolveram-se os movimentos ecológicos, grandes caminhadas para colocar em evidencia as questões ambientais, chamar a atenção para a destruição dos recursos naturais, feitas pelo homem. Nesta época os ecologistas iniciaram um trabalho que até hoje se desenvolve, objetivando conscientizar as pessoas com relação às atitudes brutais com o ambiente que a cada dia se torna mais vulnerável aos problemas ambientais, a Educação Ambiental.
As equipes deverão comparecer no dia da caminhada em prol do meio ambiente com no mínimo 20 participantes, que serão contados minutos antes da atividade, onde deverão trazer algum material (cartaz, faixa e outros) sobre o Meio Ambiente e sua preservação.
Tarefa cumprida:60 pontos.
Entrega: 20/05

TAREFA 15

Algumas indústrias já investem na produção de materiais que não afetam a natureza de forma tão agressiva, bem como alguns técnicos tentam melhorá-los com a mesma finalidade. O ser humano produz lixo a todo o momento, a disposição incorreta destes resíduos gera danos ambientais afetando diversos ecossistemas. A reciclagem tem sido uma alternativa benéfica para estes problemas, uma vez que alguns resíduos anteriormente dispostos na natureza, agora são aproveitados de maneira correta, sob a criatividade e o bom gosto de cada um.
Cada uma das equipes deverá produzir uma fantasia de material reciclado e um integrante deverá desfilar coma fantasia na Mostra Ecológica( CIEP ECO FASHION DAY )
Tarefa cumprida: 50 pontos
Pontos dos jurados: 5 a 10 pontos
Melhor torcida: 50 pontos
Entrega: 02/06

TAREFA 16

Entre uma das últimas tarefas estará a de trazer uma pessoa da comunidade com mais de 60 anos para se apresentar junto à equipe. Porém esta mesma pessoa deverá contar ao público presente como era a situação ambiental( clima, ocorrência de chuva, fauna e flora....lixo...)
Tarefa cumprida: 150 pontos.
Entrega: 02/06

TAREFA 17

Trazer mudas nativas para serem doadas a comunidade escolar.
Cada muda de espécie diferente: 20 pontos
Entrega: 02/06


PREMIAÇÃO:
● Surpresa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário